domingo, 22 de março de 2009

O quarto encontro.

REGISTRO DO DIA 29/11/2008
O ENCONTRO COMEÇOU COM A MINHA APRESENTAÇÃO (CARLA BRONZEADO, PROFESSORA DO MUNICÍPIO DO RIO). CARMEN FALOU AO GRUPO QUE TOMOU A LIBERDADE DE ME CONVIDAR E PEDIU PARA QUE EU FALASSE. NERVOSÍSSIMA, FALEI! NEM ACREDITEI E PENSEI: ESTOU AQUI NO MEIO DE PESQUISADORAS... QUE COMO EU, TAMBÉM SÃO PROFESSORAS.
BOM, LEMOS OS REGISTROS ANTERIORES, O PRIMEIRO LIDO E FEITO PELA ROBERTA, MUITO BEM FEITO E “GRANDE”, JÁ O SEGUNDO, LIDO E FEITO PELA DINA, SUCINTAMENTE PERFEITO!
APÓS A LEITURA DOS REGISTROS, MARIANA PEDIU PARA QUE KATIA E DENISE FALASSEM SOBRE O QUE UMA COORDENADORA PEDAGÓGICA FALOU NO FALE SOBRE O COMPORTAMENTO AGRESSIVO DOS ALUNOS, QUE NÃO DÃO VALOR À ESCOLA, A MAIORIA DESSES ALUNOS POSSUEM PAIS DESCOMPROMETIDOS E APRESENTAM TANTOS OUTROS PROBLEMAS. E ENTRE TANTAS FALAS O QUE FICOU CLARO É QUE PRECISAMOS MUDAR A NOSSA PRÁTICA E É O QUE A COORDENADORA DEVE ESTAR BUSCANDO. PORÉM UMA MUDANÇA DE PARADIGMA DEMANDA TEMPO, MAS TEMOS TEMPO PARA MUDAR. HÁ MÚLTIPLAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER, QUE NÃO SÓ O HEGEMÔNICO, PORÉM COMO JAQUELINE DISSE, É PRECISO ENTENDER QUE O HEGEMÔNICO TEM UM MODELO DE ESCOLA QUE VEM NA CONTRA MÃO DA LÓGICA INFANTIL, POR ISSO É IMPORTANTE SABER O QUE É INTERESSANTE PARA OS ALUNOS E O QUE ELES QUEREM APRENDER COMO DISSERAM KATIA E DENISE EM SEUS QUESTIONAMENTOS: POR QUE OS ALUNOS NÃO APRENDEM, NÃO APRENDEM O QUÊ?
CARMEN FALA SOBRE AS MÚSICAS TRABALHADAS POR KATIA E DENISE, PERCEBENDO QUE ESTAMOS MUDANDO, POIS TRABALHAR COM TEXTOS COMO ESSES NÃO PASSAVAM EM NOSSAS CABEÇAS, VISTO QUE ALÉM DE DIFÍCEIS SÃO GRANDES, MAS PARA QUEM?
SURGE ENTÃO, A OPORTUNIDADE PARA FALARMOS DE PROJETO, O QUAL NOS OFERECE VÁRIAS OPORTUNIDADES DE TRABALHO, PORÉM TOMANDO O CUIDADO DE NÃO FAZER DELE UM TRABALHO CARTILHADO.
OS PROJETOS DÃO OPRTUNIDADE DE PESQUISA, DE SABER O QUE OS ALUNOS QUEREM APRENDER, PARA DESPERTAR A VONTADE DE APRENDER A ESCREVER, ESCRITA COMO PRAZER, COMO FUNÇÃO SOCIAL, COMO BEM DISSE KATIA. AJUDA-NOS A ENTENDER A PRÓPRIA PRÁTICA. POR ISSO É PRECISO, COMO CARMEN FALA, QUE NA ESCOLA HAJA UM ESPAÇO PARA UM TRABALHO CONJUNTO, COM TROCA, PARA APROFUNDAR AS COISAS, NOSSAS FALAS, COMPORTAMENTOS, PARA APRENDERMOS A TRABALHAR COLETIVAMENTE.
E JAQUELINE COMPLEMENTA DIZENDO QUE ESTÁ AQUI DISCUTINDO SOBRE EDUCAÇÃO, NUM SÁBADO, COM TANTAS COISAS PARA FAZER, É UMA RARIDADE, POIS COMO ALGUNS PENSAM: PROFESSOR NÃO ESTUDA! TUDO NA MODERNIDADE CORRE RÁPIDO E DEMANDA TEMPO, COMO CAETANO CANTA: TEMPO, TEMPO, TEMPO, TEMPO...
ELAINE FALA DA SIMPLIFICAÇÃO DO AFETO, EM DECORRÊNCIA DO TEMPO.
E SE FAZ NECESSÁRIO PLANEJAR PARA NÃO PERDERMOS TEMPO, E SABERMOS QUAL SERÁ O PRÓXIMPO PASSO, POIS QUANDO SAÍMOS DO TRABALHO CARTILHADO FICAMOS UM POUCO NO IMPROVISO, ALÉM DA IMPORTÂNCIA DE DARMOS SENTIDO AOS SABERES ESCOLARES.
PARA FINALIZAR A DISCUSSÃO, CARMEN SOLICITA QUE COMECEMOS A REGISTRAR EXPERIÊNCIAS (SOBRE O NOSSO DIA-A-DIA), EM CADERNO DE CAMPO, E NOS PROPÕE UM DESAFIO: MANDARMOS UM TEXTO PARA O COLE.
FICOU ACERTADO PARA O PRÓXIMO ENCONTRO A OFICINA: FAZENDO HISTÓRIAS COM MOOVIE MAKER.

Por Carla Bronzeado.

Nenhum comentário: